top of page
FOTO.jpeg

Acadêmica: JOSÉ RIBAMAR CORREIA RIBEIRO 

José Ribamar Correia Ribeiro, nascido no dia 26 de julho de 1951, no município de Candido Mendes, Maranhão. Em 1959, veio morar na cidade de Bragança-PA, para dar início a sua formação primária sendo matriculado no colégio Monsenhor Mâncio Ribeiro e na escola do Sétimo Dia, onde cursou a 1ª série e deu iniciou na 2ª série, no meio do ano, teve que voltara para sua terra natal. Somente 1962, voltou para dar continuidade aos estudos.

Estudou no colégio Padre Luís Gonzaga a 2ª 3ª 4ª e 5ª após a conclusão da 5ª série primaria, teve que voltar para Praia do Meio, Cândido Mendes/MA. Foi pescador até 1971. Nesse ano viajou para Escola de aprendizes de Marinheiro em Fortaleza/CE com término do curso.

Em 1972, viajou para o Primeiro Distrito Naval, sendo distribuído para corveta Bahiana, sediado no Grupamento Naval do Sul, na cidade do Rio de Janeiro Estudando a Bordo

Em 1973, prestou concurso para o ensino fundamental (primeiro grau) e passou, empolgado comprou a coleção do ensino médio e continuou estudar nos momentos possíveis a bordo, e no meio do ano foi transferido  para a sede do Grupamento Naval do Sul, que ficava nas ilhas das cobras, matriculou-se no colégio preparatório para o ensino médio, no final do ano fez o concurso e passou no mesmo período fez o concurso o concurso vestibular no Maracanã e foi comtemplado com a aprovação para o curso de Ciências Econômicas .

Em 1977 teve que deixar a Marinha para continuar o curso de Economia. Em 1978, conclui o curso de bacharel em Ciências Econômicas, e no mesmo ano fez estágio na empresa Standard Eléctrica, e após o estágio foi contratado para exercer a função de analista de Sistema.

Em 1981, devido uma crise econômica no setor de comunicação, a empresa que possuía 6.000 funcionários demitiu 2.000 e depois mais 2.000 e foi um dos últimos dois demitidos na época.

Devido à crise econômica que vivia na cidade do Rio de Janeiro, voltou para Belém , trabalhou na empresa Belauto, após mais um ano pediu sua demissão e veio para Bragança, trabalhou no Banco do Brasil em Lago da Pedra- MA .

Em 1984 a 1985 no Banco do Brasil em Santa Maria do Pará, nos anos de 1989 a 1990 trabalhou também no colégio Professor Paixão, e em 06 de julho de 1989, ingressou na SEDUC. A poesia passou fazer parte de sua vida a partir dos oito anos, só que essa coletânea dos oitos anos aos dezessete anos, foi perdida em Fortaleza, a música, a pesar de caminhar junto com a poesia, somente agora que está sendo trabalhada com mais determinação, e sendo explorado esse universo adormecido.

{Cadeira n° 17}

Patrono: ​Ana Sousa de Oliveira

 

bottom of page