top of page
14 - CARLA AIRES - FOTO OFICIAL.jpeg

Acadêmica: ALCILENE CARLA AIRES DA SILVA

Natural de Castanhal-PA, é a 2ª filha dos 4 irmãos (Cláudia, Eu, Alcides e Ailton) da união de Lauro Alves da Silva (in memoriam) e Iranir Aires da Silva. A qual é gêmea e nascida em 23/06/1980, e cresceu no bairro da saudade, onde participou por 10 anos (1990 - 2000) como secretária (4 anos) e coordenadora (2 anos) do Movimento Jovem Cristão – MOJOCRIS, da Paróquia de Santa Cruz.

Além disso, se dedicou aos estudos fazendo: ensino médio em ciências humanas (EMEFM PROFª Clotilde Pereira); o Ensino Técnico Profissionalizante em Eventos, com foco em Turismo (IFPA); Graduação em Pedagogia (UFPA); Pós-Graduações Latu-Sensu em: Formação Docente na Amazônia (UFPA), Ensino Aprendizagem de Língua Portuguesa e Literatura (UFPA); Educação Especial e Inclusiva (FTED); Alfabetização de Jovens e Adultos para a Juventude (UFPA) e Serviço Social e Gestão de Projetos Sociais (Estratego), Pós-Graduação Strito Sensu em: Mestrado em Educação Universitária e Doutorado em Ciências da Educação (Ambas pela Universidade Nacional de Rosário/Argentina, em fase de Conclusão e Aguardando a Defesa de Tese). E à pesquisa em: Educação Ambiental, Formação Docente, Educação Inclusiva e Literatura.

{Cadeira n° 09}

Patrono: Oswaldo Newton Pacheco

Seu patrono Almirante Oswaldo Newton Pacheco, nasceu em Bragança-PA em 21/07/1911 e faleceu no Rio de Janeiro em 09/06/1992, o qual era filho do coronel da guarda nacional João da Cruz Pacheco e de América Cordeiro Pacheco. Era estudante ativo do centro social estudantil Bragantino, onde liderou com seus irmãos Bordallo (Armando e Bolívar) e inaugurou na Escola Naval do Ceará, onde se tornou tenente da marinha do Brasil (1934) e depois no Rio de Janeiro foi Capitão de Corveta (1946) e almirante de esquadra (1949) ¹ Até que foi para os Estados Unidos da América fazer o curso superior de enquadra Armada Naval, tornando-se general na escola central. E ao retornar para o Brasil tornou-se capitão de mar e guerra em (1955) e capitão de fragata em (1972), ambos em Guaíba-RJ, onde permaneceu até seus últimos dias.

Sua família atualmente mora no RJ e faz comércio no transporte de petróleo do Brasil para Venezuela.

bottom of page