top of page
a3_edited.jpg

Acadêmica: LENA CLÁUDIA DOS SANTOS A. SARAIVA

Presidente Seccional - Biênio 2019-2020

Lena Cláudia dos Santos Amorim, nascida a 20 de junho de 1973 em Belém-PA, na Santa Casa de Misericórdia. Filha de Maria de Nazaré dos Santos Amorim e Benedito Walter do Rosário Pinheiro Amorim.

Iniciei minha trajetória estudantil na Escola José de Anchieta, onde já entrei nessa referida instituição alfabetizada pela minha tia Leila. Segui os estudos na Escola Ensino Fundamental e Médio Bolivar Bodarllo da Silva, o qual cursei o 5º série a 8º série, longos anos de descoberta a escola parecia o grande castelo diante da pequena escola anterior onde as salas eram divididas por compensados. Terminando o ginasial, fui morar para Belém no casal Antônio Carlos de Jesus e Maria da Conceição de Jesus. Nesta cidade distante da minha pacata cidade na época Bragança, comecei voar sozinha outras orientadas pelos meus tios, terminei meu 2º grau em Administração na Escola Visconde de Sousa Franco.

Após esse período iniciou uma em minha vida um novo ciclo, fui fazer cursinho para vestibular na escola Rutherford. Foi dois anos de estudos para eu realmente entrar na UFPA, no curso de pedagogia, onde iniciei na primeira turma intervalar no município de Bragança. Possui graduação em Pedagogia pela UFPA, e sou especialista em Antropologia Social, realizou estudos de Especialização em Antropologia Social e Cultural pelo programa de pós-graduação em Sociologia- PPGS/UFPA. Neste período desenvolveu pesquisas relacionadas as comunidades tradicionais e povos indígenas focando em questões relacionadas ao território, identidades culturais e conhecimentos tradicionais. Atuou na Secretária do Estado de Educação do Pará, onde desenvolveu atividades de docência e consultoria em formação continuada de professores indígenas, especialmente com as etnias Xikrin, Xipaya, Guajajaras, Urubu e Tembé.

No período de 2013 e 2016 foi servidora pública na Secretária Municipal de Bragança no cargo coordenadora da educação no campo (2013-2014); e como coordenadora do ensino fundamental (2014-2017). Atualmente é docente na educação básica e no ensino superior, ministrando disciplinas na graduação e na pós-graduação nos cursos de Pedagogia e de Filosofia da Faculdade de Bragança e atualmente coordeno a Ensino Médio na Escola Instituto Santa Terezinha.

{Cadeira n° 35}

Patrono: Simpliciano Fernandes de M. Júnior

DR. SIMPLICIANO FERNANDES DE MEDEIROS JUNIOR. Bragantino que estudou na Escola Pública de Bragança, sendo um de seus mestres o Professor Amado da Paixão; no Colégio Nossa Senhora do Carmo, em Belém e na Universidade Federal do Pará, onde concluiu seu Curso de Direito. Foi Promotor Público de Muaná e Bragança. Casou com Ida Sarubbi de Medeiros. Tiveram sete filhos, entre estes, o artista plástico de renome Nacional e Internacional, Valdir Sarubbi de Medeiros.

Dr. Simpliciano pertencia ao Partido Social Progressista-PSP, que juntamente com a União Democrática Bragantina fazia oposição ao PSD de Lobão da Silveira. Foi Prefeito do Município de Bragança no período de 1951 a 1955. Foi Deputado Estadual, onde apresentou o Projeto de Lei criando o Município de Urumajó.

*Texto disponibilizado pelo(a) acadêmico(a).

bottom of page