top of page
posse1_edited.jpg

Acadêmica:  MARGARIDA DE MENDONÇA DE JESUS SOUSA

Professora, Gestora, Coordenadora do Polo de Bragança; Coordenadora do Projeto “Escolas Abertas”; Coordenadora do Programa Mais Educação; Coordenadora do Programa Mais Cultura. Sua formação acadêmica: Licenciatura Plena em Pedagogia, pela Universidade Federal do Pará – Campus de Bragança; Bacharel em Direito pela Universidade de Castanhal; Pós-Graduação (Gestão Escolar) pela Universidade Estadual do Pará; Educação Ambiental, pela Universidade Internacional de Curitiba, IBPEX; Gestão e Tecnologia, pela Universidade de São Paulo, USP e Atendimento Educacional Especializado, pela Pan-Americana, Bragança-Pará.

{Cadeira n° 43}

Patronesse: Eunice Eulália

Sua é a saudosa senhora EUNICE EULÁLIA MAFRA; nasceu no ano de 1918, na cidade de Bragança, e faleceu em 2004 com 86 anos de idade.

Eunice Eulália era solteira, porém se dedicou em cuidar de crianças carentes, entre elas da senhora Hilda Cardoso, proprietária da Sapataria Régia.

Eunice era educadora na década de 1950, no governo de Luís Paulino Márthyres, também professora na Escola Conciliação Bragantina (que funcionava na Loja Maçônica) e nas horas vagas lecionava particular em sua casa.

Contribuiu em muito para o progresso deste município alfabetizando várias gerações hoje, médicos, juízes, advogados, empresários, pedagogos, psicólogos e muitos outros profissionais.

Professora Eunice sempre que encontrava um ex-aluno recordava com tamanha felicidade as épocas transcorridas, lembrava do nome de cada um. Morreu no anonimato das autoridades bragantinas e hoje é lembrada pela Academia de Letras do Brasil – Seccional de Bragança, como patrona da Cadeira nº 43.

*Texto disponibilizado pelo(a) acadêmico(a).

bottom of page