top of page

Acadêmico: MARCOS MURELLE AZEVEDO CRUZ

Marcos Murelle Azevedo Cruz, nasceu em Belém do Pará, no dia 27 de março de 1985, é filho de Atevaldo Santos Cruz e Hildamar Ramos de Azevedo, ainda criança veio para cidade de Benevides, onde estabeleceram residência. Ali estudou, perfazendo sua formação em nível fundamental e médio, onde participou ativamente em movimentos estudantes pelo reconhecimento de direitos, além de integrar o conselho escolar como representante estudantil. Aos 18 anos ingressou no seminário, iniciando sua preparação para ser padre. Neste período foi introduzido na leitura dos clássicos da leitura brasileira e portuguesa, estudou latim, espanhol e italiano e iniciou sua formação filosófica.

Passados alguns anos depois, deixou o seminário, dando continuidade aos estudos filosóficos, especializando-se em Antropologia Filosófica. Depois de concluídos os estudos de graduação e de cursos de pós-graduação em instituições de ensino superior atuado em nordeste paraense, ministrando disciplinas em cursos de graduação em Filosofia e Pedagogia, a saber: História da Filosofia Moderna e contemporânea, Filosofia da Linguagem, Estética, Ética Geral, Filosofia da Educação, Hermenêutica, Didática Filosófica, História da Educação e Estágio Curricular Supervisionado.

Chegou na cidade de Bragança 2015 para realizar estudo de mestrado acadêmico em Linguagens e Saberes na Amazônia pelo Programa de Pós-Graduação na UFPA, especializando-se em leitura e tradução cultural, desenvolve pesquisas sobre imagens sacras e religiosas, ícones e iconográficos no campo da imagética católica e sua recepção nos contextos do catolicismo popular, possui publicações em âmbito nacional e internacional de artigos científicos e capítulos de livros na área de humanidades, É membro do corpo editorial da Nova Revista Amazônica- NRA Qualis B3 do PPLSA/UFPA. No dia 14 de Dezembro de 2016 foi empossado como membro efetivo e perpétuo da Academia de Letras do Brasil-ALB, seção Bragança-PA-Brasil-Cadeira 50, Patrimônica de Felipe Alberto Patroni.

{Cadeira n° 50}

Patrono: Felipe Patroni Maciel Parentes

*Texto disponibilizado pelo(a) acadêmico(a).

bottom of page