top of page
  • Francisco Weyl

ALB empossa novos acadêmicos e realiza projeto ambiental na praia de Ajuruteua em Bragança do Pará

Atualizado: 4 de out. de 2021

A Academia de Letras do Brasil – Seccional Bragança do Pará vai dar posse a seis novos associados no próximo dia 16 de Julho.

A cerimônia será realizada na praia de Ajuruteua, Pará, na residência do presidente da entidade, o advogado e acadêmico Luís Henrique Brito Ferreira (cadeira N. 48, patronese: Frida Vingren).


Neo-acadêmicos

Irão tomar posse os seguintes acadêmicos:

Leila Patrícia de Freitas Rodrigues (cadeira N. 4, patrono Celso Leite); Raélida da Silva Santos (cadeira N. 20, patrono José Severo de Sousa); Maria Angélica Correa dos Santos ( cadeira N. 21, patrono Nonato Silva); Kátia Regina Correa Santos (cadeira N. 33, patronesse Maria Nonato da Silva); e Savana Cristina Lima Cardoso (cadeira N. 44, patronesse Maria do Socorro Braga Reis); e José Nazareno Ferreira Gomes (cadeira N. 47, patrono Jorge Ramos).


Cerimonial

Com direito à um buffet especial preparado pela competente cozinheira Maria Arrocho, conhecida popularmente por “Bacana”.

A cerimônia é simples apesar das pompas acadêmicas.


Programação

Após a composição da mesa e da execução do hino nacional brasileiro, os novos acadêmicos são conduzidos aos seus reservados lugares pelo presidente da entidade.

De seguida, o mestre de cerimônias chama os acadêmicos que usarão da palavra por alguns minutos, para as boas vindas e também para as falas que se tornarem necessárias.

E depois os neoacadêmicos fazem o juramento solene e são diplomados, seguindo-se programação cultural com os acadêmicos Evandro Mesquita e Bibio, além de declamação de poemas.


ALB vai à praia

Além dos discursos sobre a simbologia da imortalidade acadêmica, haverá apresentação de projetos e obras dos acadêmicos.

Entre estes, a “ALB vai à Praia”, projeto de consciência ecológica e ambiental, idealizado pela acadêmica Maria José Correia Reis (cadeira N. 38, patrono: Antônio da Silva Pereira).

Realizado em parceria com instituições públicas, o projeto é uma ação direta, um corpo-a-corpo junto aos trabalhadores e visitantes da praia de Ajuruteua, em Bragança do Pará.

Previsto para o final de semana seguinte à posse, dias 17 e 18 de Julho, o projeto orienta as pessoas quanto aos cuidados com relação à pandemia e à necessidade de se cuidar e de se preservar a natureza da praia de Ajuruteua.


Trajeto

Fundada em Março e instalada em Outubro de 2013, a ALB-BRAGA realiza projetos e parcerias inovadoras e sustentáveis de natureza científica, social, e artística.

Em oito anos de existência, a Academia estimula a criatividade literária e artística, busca o aprimoramento cultural da sociedade - no Município de Bragança.

Promover o desenvolvimento humano integral; difundir a cultura; e incentivar as letras, as artes, o social, educacional, e promocional; são algumas estratégias da entidade no sentido de construir uma sociedade harmônica e digna.


Desafio

A Academia de Letras do Brasil – Seccional Bragança do Pará tem orgulho de ser uma organização literária, educacional, social, ambiental, que reúne profissionais das áreas literária, artística, educativa, social e científica, poetas, prosadores, ensaístas, historiadores, educadores, artistas plásticos, músicos, jornalistas.

O maior desafio é o de ser referência entre as Academias culturais na Amazônia, com responsabilidade social e ambiental, criando e fluindo conteúdos e serviços que contribuam para uma consciência humana e universal.


Diretoria

Presidida atualmente pelo advogado carateuense Luíz Henrique, a ALB teve como gestores, José Ribamar Gomes De Oliveira (cadeira N. 1, pPatrono: Dr. Reinaldo José Teixeira Gonçalves); Carlos Roberto Amorim Da Silva (cadeira N. 29, patrono: Raimundo Naseaseno Ferreira); Lena Cláudia Dos Santos A. Saraiva (cadeira N. 34, patrono: Simpliciano Fernandes de M. Júnior).

A atual diretoria tem se empenhado em avançar os interesses acadêmicos, ainda que enfrentando os reveses da pandemia.


Associados

Neste momento, a ALB-Braga passa por uma revisão dos seus quadros de associados.

Por esta razão, algumas cadeiras foram decretadas em vacância, consequentemente, convocadas chamadas via editais públicos para o preenchimento das mesmas.

Além disso, lamentavelmente, a ALB perdeu alguns associados em razões de doenças como o Covid-19.


Posse

É dentro deste contexto que a entidade segue o protocolo de forma transparente, convocando a sociedade e abrindo espaço para que novos acadêmicos somem esforços para que a entidade alcance suas metas com responsabilidade social.


Serviço

O QUE - Posse acadêmica ALB-Bragança do Pará

QUANDO - 16 de Julho, 19h

ONDE - Praia de Ajuruteua


O QUE - Projeto ALB vai à praia

QUANDO - 17 e 18 de Julho, 19h

ONDE - Praia de Ajuruteua



Fonte © Ascom/ALB-Bragança do Pará

Texto: Acadêmico Francisco Weyl

(cadeira N. 45 - Patrono: Raymundo Ulysses Penafort Albuquerque / Jornalista DRT-Pa 2161)

FOTO: Arquivo


124 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page