top of page
  • Francisco Weyl

Cadeira que Socorro Braga é patronesse tem sua primeira ocupante

Atualizado: 4 de out. de 2021

A Mestra em Linguagens e Saberes na Amazônia pelo campus de Bragança da UFPa, Savana Cristina Lima Cardoso, vai assumir a cadeira de Número 44 da Academia de Letras do Brasil – seccional Bragança do Pará.

Ela foi eleita na Assembleia Geral realizada na terça-feira, 6 de Julho.

A cadeira era ocupada pela professora Socorro Braga, que se tornou patronesse da mesma, após sua morte, em consequência da Covid-19.

Socorro foi homenageada solenemente pela ALB-Bragança, sendo posteriormente decretada vacância da cadeira que ela ocupava, com a convocação de edital público para preenchimento de vaga.

A ALB em Bragança do Pará cumpriu, portanto, o seu histórico papel, democrático, transparente, em respeito à tradição acadêmica.


Savana

Capanemense de Tauari, Savana Cardoso tem 31 anos.

Graduada em Letras, professora de língua portuguesa, redação e literatura, pesquisa Memórias, Narrativas orais e Antropologia das imagens.

Atuou com projetos pedagógicos junto a comunidades indígenas e foi membro da equipe de edição de textos da Nova Revista Amazônica.

Produziu diversos artigos científicos temáticos no seu percurso acadêmico, tendo ainda publicado poesia (Pedacinhos de mim, 2018).


Decisão

Além do edital para preenchimento da cadeira de Número 44, a ALB abriu chamada para preenchimento de cadastro de reserva.

Duas candidaturas foram apresentadas, tendo a votação sido empatada, o que, na compreensão dos acadêmicos, ambos os candidatos são mais valia para à entidade.

A decisão final recaiu estatutariamente às mãos do presidente Luiz Henrique, tendo o mesmo apresentado uma proposta quase salomônica, que, entretanto agradou a todos os presentes.

O presidente da ALB exerceu seu voto de minerva em favor de uma candidatura, mas propôs que a outra candidatura ocupasse a cadeira de Número 47, cuja vacância foi oficialmente decretada em Assembleia.

A academia, neste sentido, foi a grande vitoriosa por receber de uma só vez duas pessoas que em muito poderão contribuir e somar esforços para que a entidade cumpra o seu papel social, educativo, e cultural no Município.

A assembleia revestiu-se da importância histórica que ela merece, qual seja a de eleger associados efetivos que têm compromisso histórico com Bragança do Pará.

Assim sendo, na mesma Assembleia que elegeu Savana para ocupar a cadeira anteriormente ocupada por Socorro Braga, também foi eleito o professor José Nazareno Ferreira Gomes.


Nazareno

Nazareno terá como patrono o escritor Jorge Daniel de Souza Ramos

Filho de Ourém e morador de Bragança, com atuação no Município de Vizeu, Nazareno é formado em Letras - Língua Espanhola.

Sócio fundador do instituto florescer, entidade engajada na luta pela inclusão das pessoas com deficiência, escreveu obras destinada aos estudos pré-vestibulares, além de outros livros sobre questões sociais nacionais.

Professor, poeta, cronista, contista e escritor José Nazareno Ferreira é professor público.


Fonte © Ascom/ALB-Bragança do Pará

Texto: Acadêmico Francisco Weyl

(cadeira N. 45 - Patrono: Raymundo Ulysses Penafort Albuquerque / Jornalista DRT-Pa 2161)

FOTO: Arquivo



830 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page