top of page
  • Francisco Weyl

NOVOS ACADÊMICOS TOMAM POSSE EM BRAGANÇA DO PARÁ

A Academia de Letras do Brasil – Seccional Bragança do Pará realizou cerimônia para empossar as novas acadêmicas e os novos acadêmicos, completando assim uma trajeto de cerca de três anos que procurou renovar os quadros e dar mais vida ativa à entidade que se destaca por promover políticas públicas culturais, literárias e ambientais no Município.

Tomaram posse os acadêmicos Prof. Gamaliel Tarsos de Sousa, que ocupará a cadeira de nº 07, cujo patrono é o poeta, escritor, contista José Rodrigues Pinajé; e: Iran Lobato de Andrade, poeta, escritor,  cujo é patrono o músico, Cantídio de Almeida Gouveia; e também tomaram posse as acadêmicas Profª Vanise Maria Silva Sousa Rocha, que ocupará a cadeira nº 13, cujo patronesse é a poeta Cirene Maria da Silva Quedes; Profª Edilene do Socorro Silva da Rosa, que ocupará a cadeira nº 26, cujo patrono é Dom Eliseu Maria Corolli, bispo emérito da Prelezia do Guamá; Profª Tatiana Ribeiro dos Reis, ocupará a cadeira nº 39, cujo patrono é seu pai Ed Reis,compositor, cantor; e a artista visual e crocheteira autoral Roberta Freire Martires, que ocupará a cadeira nº 49, cujo patrono o poeta Eimar Cézar Tavares.

Na ocasião, foi também lançado o III Concurso Literário Mandicoeira, que se destaca por promover e incentivar o gosto pela poesia e pela literatura, através da publicação de livros que dão visibilidade a novos poetas locais, acrescentando-se ainda a revista #ABRAGANTINA, que já está na segunda edição, tornando a ALB de Bragança numa referência em políticas públicas literárias no Estado do Pará.  O Concurso literário vai editar um livro com 60 poetas e premiar os vencedores tampém com dinheiro. Mais informações sobre o CONCURSO LITERÁRIO MANDICOEIRA   podem ser acessadas no site da entidade - albbraganca.art.br

Na ocasião, foram realizadas homenagens ao poeta Português Luís Vaz de Camões, que nasceu em Lisboa, em 1524 e morreu no dia 10 de junho de 1580; antes, publicou a grande obra da Literatura Portuguesa: “Os Lusiadas”, sendo  o momento marcado pela entrega de comendas honoríficas, referentes aos 500 anos de nascimento do ilustre poeta português, aravés da CONCLAB/CONINTER/ALB e ASCUBRA, que são entidades cujo representante é o Ilmo Sr. Prof. Jose Ribamar de Oliveira, Embaixador Nacional das ALBs- Estado do Pará, criador e fundador da ALB.

Além de Maria José Correa Reis, presidente da ALB em Bragança, a mesa dos trabalhos contou com a presença de Jose das Graças Assunção de Castro, Diretor Nacional de Execução de ALBs – Estado do Pará; Elmanoel Mesquita Diretor Nacional de Expansão de ALBs – Estado do Pará; e. Franciorlys Viannza, Presidente da FALPA – Federação das Academias de Letras do Estado do Pará. Após as cerimônias, ocorreu um convívio cultural em restaurante local.

 


Fonte © Ascom/ALB-Bragança do Pará

Texto, arte e foto: Acadêmico Francisco Weyl / Jornalista DRT-Pa 2161

(cadeira N. 35 - Patrono: Raymundo Ulysses Penafort Albuquerque)

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page