top of page
  • Francisco Weyl

Professora Maria José assumirá presidência da Academia de Letras em Bragança do Pará


Conhecedora da gestão administrativa e financeira da entidade, com participação proativa nas quatro gestões que lhe antecederam, sob o comando, respectivamente de José Ribamar Gomes Oliveira (2013), Carlos Roberto Amorim (2014), Lena Amorim (2018) e Henrique Brito (2020), Maria José Correa Reis é pedagoga, pós-graduada em educação ambiental e meio ambiente (UFPa), e em Psicologia Educacional (PUC-MG).

Ocupante da Cadeira N. 38 – patrono Antônio da Silva Pereira, a professora e ativista social e cultural, com atuação em entidades e instituições no Município de Bragança do Pará, foi eleita por unanimidade entre os imortais, seus pares, profissionais nas distintas áreas, literária, ambiental, social, ela afirma que a ALB contribui com o desenvolvimento político, social e cultural das instituições e cidadãos, através de seus projetos, grupos de trabalho temáticos, e da participação em fóruns locais.

A posse ocorrerá em Março, numa solenidade na qual novos acadêmicos tomarão posse, assim como será lançado o livro do Concurso Literário Mandicueira, que premiou jovens talentos poéticos municipais, e também a revista ABRAGANTINA, cujo pré-lançamento ocorreu na abertura da Assembleia Geral que elegeu Maria José (18.01.2023).

Entre as propostas da nova gestão está a continuidade dos projetos acadêmicos, entre estes o ALB VAI À PRAIA, por ela idealizado e que acontece desde 2019, rumando para a sua quarta edição (Junho/Julho-2023), consolidando-se como um instrumento de consciência ambiental na praia de Ajuruteua, em Bragança do Pará.

O projeto fomenta interações de múltiplos saberes, através de conhecimentos, oportunizando aos envolvidos, dinâmicas, trocas de experiências, reflexões e práticas interdisciplinares, leituras, pinturas, oficinas de artes, com matérias reciclável, sistematizadas e organizadas, confecção de brindes, obras de artes, com exposição ao público, sendo que, ano passado, um dos pontos altos foi a aquisição, distribuição e instalação de lixeiras em pontos estratégicos da praia de Ajuruteua.

A acadêmica Maria José também lista outras tarefas não menos importantes para a nova diretoria, sobretudo captar recursos para realizar ações, adquirir uma sede própria, e colaborar com a construção de políticas públicas culturais, sociais e educacionais no Município de Bragança, ao mesmo tempo que fazer a ALB cada vez mais se aproximar da comunidade local.

"Temos orgulho de ser uma organização literária, educacional, social, ambiental, que reúne profissionais das áreas literária, artística, educativa, social e científica, poetas, prosadores, ensaístas, historiadores, educadores, artistas plásticos, músicos, jornalistas, sendo o nosso maior desafio ser referência entre as Academias culturais na Amazônia, com responsabilidade social e ambiental, criando e fluindo conteúdos e serviços", destaca a presidenta.


ALB BRAGANÇA DO PARÁ

A ALB de Bragança é uma das academias mais estruturadas do estado do Pará, graças ao trabalho organizado pelo fundador de todas as Academias de Letras de Bragança, acadêmico José Ribamar Oliveira, ele que foi convidado pelo presidente nacional da ALB, Mário Carabajal, a fundar uma seccional em Bragança do Pará.

Fundada no dia 16 de Abril de 2013, e instalada em 1º de Outubro de 2013, a representação municipal da Academia de Letras do Brasil em Bragança do Pará conta com um quadro de 50 associados, que compõem a sua espinha dorsal, sob o glorioso manto da intelectualidade e mesmo da imortalidade, para resgatar a memória, a história, e a cultura bragantina e Amazônica.

Considerando que Bragança do Pará possui uma das Academias de Letras mais bem faladas e elogiadas do interior de nosso Estado e de nosso país, o atual presidente, Luíz Henrique Brito, que assumirá a secretaria geral da entidade, é muita responsabilidade já presidir a Academia de Letras do Brasil - Seccional Bragança/PA, sendo a entidade pioneira na Amazônia.

Cerca de vinte acadêmicos participaram da Assembleia Geral que elegeu a nova diretoria da entidade, cuja composição especificamos abaixo, desejando sucesso nesta missão:

Presidente: MARIA JOSÉ CORREIA REIS.

Vice Presidente: KATIA REGINA CORREA SANTOS.

Secretário Geral: LUIS HENRIQUE BRITO FERREIRA.

Vice Secretário: MANOEL DE SOUSA RAMOS.

Tesoureira: MARGARIDA MENDONÇA DE JESUS SOUSA.

Vice Tesoureira: ANDREIA DA SILVA RIBEIRO

Promotor de Eventos: SAVANA CRISTINA LIMA CARDOSO.

Comissão de Cultura: FRANCISCO DE ASSIS WEYL DE ALBUQUERQUE COSTA

(Presidente da Comissão); DÊNIS DE BRITO (Membro); JOÃO JORGE PEREIRA

DOS REIS (Membro) e; EVANDRO JOSÉ RAMOS DE MESQUITA (Membro).

Assessoria de Comunicação: FRANCISCO DE ASSIS WEYL DE A. COSTA




Fonte © Ascom/ALB-Bragança do Pará

Texto & Arte-Foto: Acadêmico Francisco Weyl / Jornalista DRT-Pa 2161

Cadeira N. 35 - Patrono: Raymundo Ulysses Penafort Albuquerque

156 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page